Atualmente os jovens estão imersos numa sociedade permeada pela tecnologia. Nesse contexto, os jogos digitais são artefatos muito empregados. Videogames ativos ou exergames foram introduzidos como forma de permitir que o corpo controlasse tais jogos. Como resultado, passaram a ser vistos como uma ferramenta auxiliar na adoção de um estilo de vida menos sendentário, com efeitos positivos sobre a saúde. Tem-se defendido que os exergames podem contribuir para a prática regular de atividade física moderada, bem como promover a interação entre jogadores, reduzindo o sentimento de isolamento social. Por outro lado, argumenta-se que os exergames não podem substituir a experiência real das práticas corporais, pois não motivam a longo prazo a prática permanente de atividades físicas.
FINCO, M. D.; REATEGUI, E. B.; ZARO M. A. Laboratório de exergames: um espaço para complementar as aulas de educação física. Movimento , n. 3, 2015 (adaptado).
Pela sua interatividade, os exergames apresentam-se como possibilidade para estimular o(a)
A) exercitação física, promovendo a saúde.
B) vivência de exercícios físicos sistemáticos.
C) envolvimento com atividades físicas ao longo da vida.
D) jogo por meio de comandos fornecidos pelo videogame.
E) disputa entre jogadores, contribuindo para o individualismo.