fbpx

Linguagem em Questão | Deco Duarte

Veja aqui todas as questões do ENEM!

Seja nosso aluno da turma ENEM e aumente sua pontuação!

2017 – 2ª aplicação – azul – questão 40

     Ao longo dos anos 1980, um canal esportivo de televisão fracassou em implantar o basquete como esporte mundial, e uma empresa de materiais esportivos teve de lidar, fora do seu programa, com um esporte que lhe era estranho. Correndo atrás do prejuízo, ambas corrigiram a rota e vieram a fazer da incorporação do futebol a seu programa um objetivo estratégico alcançado com sucesso. O ajuste do interesse econômico à realidade cultural, no entanto, não deixa de dizer algo sobre ela: é significativo que o mais mundial dos esportes não faça sentido para os Estados Unidos, e que os esportes que fazem mais sentido para os Estados Unidos estejam longe de fazer sentido para o mundo. O futebol ofereceu uma curiosa e nada desprezível contraparte simbólica à hegemonia do imaginário norte-americano.

WISNIK, J. M. Veneno remédio: o futebol e o Brasil. São Paulo: Cia. das Letras, 2008 (adaptado).

De acordo com o texto, em décadas passadas, a dificuldade das empresas norte-americanas indica a influência de um viés cultural e econômico na

A) popularização do futebol no país frente à concorrência com o basquete.

B) conquista da alta lucratividade por meio do futebol no cenário norte-americano.

C) implantação do basquete como esporte mundial frente à força cultural do futebol.

D) importância dada por empresas esportivas ao futebol, similar àquela dada ao basquete.

E) tentativa de fazer com que o futebol transmitido pela TV seja consumido por sua população.

Tenha nosso livro de questões!

São 1200 questões de 2009 a 2024, de todas as aplicações, arrumadas por assuntos e habilidades e ainda com percentual de acertos na prova ou nível de dificuldade.

C

Resolução em vídeo

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com seus amigos!

2017 – 2ª aplicação – azul – outras questões

Questão 39
Questão 41