Veja aqui todas as questões da Bahiana!
Seja nosso aluno da turma Bahiana e aumente sua pontuação!
A vida é de fato muito curta para ser pequena. O que é mesmo cidadania plena? É uma vida que, coletivamente, não apequene a própria vida. Ou seja, é necessário que você e eu construamos, juntos, o inédito viável.
Segundo o grande pensador da educação Paulo Freire, é preciso ter esperança para chegar ao inédito viável e ao sonho. Cuidado! Há pessoas que têm esperança do verbo “esperar”. Esse grande educador e filósofo falava da esperança do verbo “esperançar”. Esperar é “Ah, eu espero que dê certo, espero que aconteça, espero que resolva”. Esperançar é ir atrás, é não desistir. Esperançar é ser capaz de buscar o que é viável para fazer o inédito. Esperançar significa não se conformar.
Quando eu coloco água em um copo, ela se conforma ao recipiente e está aprisionada nele. É preciso que você e eu sejamos capazes de transbordar. A esperança permite que você transborde, isto é, vá além da borda.
A ambição, diferentemente da ganância, faz com que você e eu não nos conformemos. […]
Sobre os recursos linguísticos usados no texto, está correto o que se afirma em
A) O operador argumentativo “Segundo”, na frase “Segundo o grande pensador da educação Paulo Freire”, revela correspondência morfossemântica com o conectivo “Quando”, no trecho “Quando eu coloco água em um copo”.
B) A substituição da forma verbal “Há”, em “Há pessoas que têm esperança do verbo ‘esperar.’ ”, por sua correlata do verbo existir não resultará em nenhuma alteração de ordem gramatical.
C) O monossílabo “têm”, no excerto “pessoas que têm esperança do verbo ‘esperar.’ ”, é acentuado pela mesma razão gramatical que a do vocábulo “dê”, no fragmento “Ah, eu espero que dê certo”.
D) As aspas que destacam “esperançar”, na sentença “Esse grande educador e filósofo falava da esperança do verbo ‘esperançar.’ ”, foram utilizadas com idêntica finalidade das que aparecem na proposição “ ‘Ah, eu espero que dê certo, espero que aconteça, espero que resolva.’ ”.
E) A oração “que você e eu sejamos capazes de transbordar.”, no período “É preciso que você e eu sejamos capazes de transbordar.”, possui equivalência morfossintática com o termo “A esperança”, em “A esperança permite que você transborde”.
São 1600 questões de 2013 a 2025, das bancas STRIX (Bahiana, UNIT, ZARNS etc.) e CONSULTEC (UNEB e UESB), arrumadas por assunto.
Compartilhe com seus amigos!