A leitura do poema permite afirmar corretamente que o eu lírico
A) revela, ao encomendar uma fotografia, o seu exterior tentando recuperar aspectos que, na verdade, se opõem a seu interior melancólico, demonstrando, assim, consciência da efemeridade do tempo e dos sentimentos.
B) retoma a lógica dos fatos e pede para o retratista não deturpar o pano de fundo de sua vida, embora tenha sugerido antes que ele apagasse quaisquer vestígios em seu rosto sinalizadores de pesar e envelhecimento.
C) mostra quão dura é a realidade da velhice, procurando disfarçar o seu inconformismo, ao querer eternizar-se como jovem, sorridente, sem que haja, em seu retrato, nenhuma marca que lembre ausência e solidão.
D) expressa suas angústias e seus medos, ao concentrar-se na tentativa de encontrar elementos a fim de mapear os dois momentos diferentes de sua existência: o passado feliz e o presente sombrio.
E) demonstra um saudosismo incontrolável sempre que se dirige ao fotógrafo, assumindo a mesma atitude até ao fazer a última observação relacionada com a foto que está sendo encomendada.
Tenha nosso livro de questões!
São 1600 questões de 2013 a 2025, das bancas STRIX (Bahiana, UNIT, ZARNS etc.) e CONSULTEC (UNEB e UESB), arrumadas por assunto.