Veja aqui todas as questões da Bahiana!
Seja nosso aluno da turma Bahiana e aumente sua pontuação!
Soa quase um absurdo ainda ser preciso falar sobre a importância do respeito mútuo entre os seres humanos para se viver em sociedade. Parece estar tudo tão claro, mas, a cada dia, percebe-se uma grande necessidade de escancarar as feridas ainda abertas e dolorosas que a indiferença, o preconceito, a falta de inclusão, o bullying, a violência física e psicológica e outros diversos dilemas presentes na sociedade causam.
Respeitar as diferenças não é ter que concordar com tudo, mudar a opinião ou o comportamento a respeito de algo. É entender que todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. É viabilizar o diálogo para possibilitar uma coexistência pacífica. Promover o bem-estar de todos, sem preconceito de raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, o que está estabelecido no Art. 3º da atual Carta Constitucional do Brasil.
A sociedade é plural e constituída por diferentes características físicas e psicológicas, além de diferentes valores e histórias de vida, mas, infelizmente, o que se vê é uma enorme dificuldade de relacionamentos baseada na escassez de ética, tolerância e respeito, colocando em conflito amigos, famílias, povos e nações.
A escola deve ser um lugar de encontro para compartilhar o conhecimento e oferecer trocas de experiências com o diferente, e essa inclusão contribui para a melhoria do ensino, pois incentiva que a educação seja vista com outros olhos. Inclusão não diz respeito somente a pessoas deficientes, mas, sim, a todos aqueles que são excluídos ou discriminados de alguma forma.
Todos ganham com os benefícios que a inclusão gera, pois são levados a praticar a empatia, a exercitar a tolerância e a respeitar o próximo, seja ele quem for.
Como disse a professora e escritora Brené Brown, “Em vez de vivermos de julgamentos e críticas, devemos ousar, aparecer e deixar que nos vejam. Isso é a coragem de ser imperfeito! Isso é viver com ousadia! Estamos aqui para criar vínculos! Amor e aceitação são necessidades irredutíveis de todas as pessoas. ”
Tendo em vista a tese defendida no texto, uma das principais estratégias argumentativas nele usadas está pautada no que se afirma em
A) Citação de todos os objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil determinados no Art. 3º da atual Carta Constitucional.
B) Estabelecimento da relação de causa e consequência da falta de respeito, ética, tolerância e empatia que se espalha na sociedade hodierna.
C) Amostras da importância da escola quanto ao acolhimento que tem realizado não só dos deficientes, mas também dos excluídos e discriminados.
D) Listagem de ações voltadas para a garantia da participação igualitária de todos na coletividade, visando ao bem-estar social com oportunidade de progresso.
E) Comparação entre as pessoas que são transparentes e aquelas que se consideram superiores às demais, vivendo à base de julgamentos e críticas irresponsáveis.
São 1600 questões de 2013 a 2025, das bancas STRIX (Bahiana, UNIT, ZARNS etc.) e CONSULTEC (UNEB e UESB), arrumadas por assunto.
Compartilhe com seus amigos!