Linguagem em Questão | Deco Duarte

Veja aqui todas as questões da Bahiana!

Seja nosso aluno da turma Bahiana e aumente sua pontuação!

2024 – 1º semestre – questão 2

     Soa quase um absurdo ainda ser preciso falar sobre a importância do respeito mútuo entre os seres humanos para se viver em sociedade. Parece estar tudo tão claro, mas, a cada dia, percebe-se uma grande necessidade de escancarar as feridas ainda abertas e dolorosas que a indiferença, o preconceito, a falta de inclusão, o bullying, a violência física e psicológica e outros diversos dilemas presentes na sociedade causam.
     Respeitar as diferenças não é ter que concordar com tudo, mudar a opinião ou o comportamento a respeito de algo. É entender que todos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. É viabilizar o diálogo para possibilitar uma coexistência pacífica. Promover o bem-estar de todos, sem preconceito de raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação, o que está estabelecido no Art. 3º da atual Carta Constitucional do Brasil.
     A sociedade é plural e constituída por diferentes características físicas e psicológicas, além de diferentes valores e histórias de vida, mas, infelizmente, o que se vê é uma enorme dificuldade de relacionamentos baseada na escassez de ética, tolerância e respeito, colocando em conflito amigos, famílias, povos e nações.
     A escola deve ser um lugar de encontro para compartilhar o conhecimento e oferecer trocas de experiências com o diferente, e essa inclusão contribui para a melhoria do ensino, pois incentiva que a educação seja vista com outros olhos. Inclusão não diz respeito somente a pessoas deficientes, mas, sim, a todos aqueles que são excluídos ou discriminados de alguma forma.
     Todos ganham com os benefícios que a inclusão gera, pois são levados a praticar a empatia, a exercitar a tolerância e a respeitar o próximo, seja ele quem for.
     Como disse a professora e escritora Brené Brown, “Em vez de vivermos de julgamentos e críticas, devemos ousar, aparecer e deixar que nos vejam. Isso é a coragem de ser imperfeito! Isso é viver com ousadia! Estamos aqui para criar vínculos! Amor e aceitação são necessidades irredutíveis de todas as pessoas. ”

RESPEITAR O PRÓXIMO é respeitar a si mesmo: reflita sobre suas relações. Disponível em: https://www.vitalatman.com.br/blog/. Acesso em: set. 2023. Adaptado.

No período “Parece estar tudo tão claro, mas, a cada dia, percebe-se uma grande necessidade de escancarar as feridas ainda abertas e dolorosas que a indiferença, o preconceito, a falta de inclusão, o bullying, a violência física e psicológica e outros diversos dilemas presentes na sociedade causam.”, foram utilizados dois recursos estilísticos identificados, respectivamente,

A) por se desejar dar um tom mais leve a determinada expressão e em função de exaltar uma ideia, com a finalidade de causar um impacto maior.
B) devido à citação de um único nome para representar um todo referente a ele e graças à substituição de um termo por outro que, por alguma característica marcante, pode identificá-lo.
C) em virtude de alterar o ordenamento convencional das palavras na oração e com base em estabelecer uma comparação implícita entre elementos que apresentam características em comum.
D) em razão de combinar diferentes sensações provenientes dos sentidos humanos (visão, tato, olfato, paladar e audição), em uma só e a pretexto de transmitir sentidos opostos em uma mesma construção sintática.
E) por motivo de alterar a estrutura da frase, que é interrompida por algum componente inserido de forma desligada dos demais e por efeito de organizar as palavras de acordo com a progressão ascendente dos conceitos.

Tenha nosso livro de questões!

São 1600 questões de 2013 a 2025, das bancas STRIX (Bahiana, UNIT, ZARNS etc.) e CONSULTEC (UNEB e UESB), arrumadas por assunto.

C

Resolução em vídeo

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com seus amigos!

2024 – 1º semestre – outras questões

Questão 1
Questão 3