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O profissionalismo é relevante para qualquer ocupação, pois confere clareza, objetividade e confiança às relações. Mas a conduta profissional ganha ainda mais importância entre os médicos, que são responsáveis por cuidados com pacientes nas mais variadas situações. Ela garante que todos recebam atendimento sem distinção, adotando boas práticas de acordo com sua experiência, impedindo que sejam tratados segundo suas origens, classe social, religião, recursos econômicos entre outras razões. Também qualifica assistência ao fornecer serviços padronizados que priorizam o restabelecimento da saúde.
As interações objetivas permitem, ainda, a construção de relacionamentos honestos entre médico e paciente, fortalecendo uma comunicação confiável. Por um lado, o médico tem segurança por saber o que é esperado de sua posição, adotando boas práticas de acordo com sua experiência. E o paciente, por sua vez, se sente seguro por observar que existe uma conduta profissional norteando as decisões de seu médico.
Essa dinâmica evita conflitos e favorece a colaboração na busca do bem-estar do doente. Assim, pautada por ações éticas, a conduta médica agrega segurança nas interações profissionais e, obedecendo a preceitos, como respeito à vida e autonomia do paciente, imprime confiabilidade em suas ações, qualificando a assistência.
Ao se referir à relevância do profissionalismo em qualquer profissão, o Dr. José Aldair Morsch
A) leva à inferência de que motivações puramente comerciais e lucrativas não se encaixam na missão dos que optaram
por trabalhar em prol da vida humana, motivo pelo qual registros desse tipo de ocorrência são de pronto descartados.
B) destaca a dimensão dessa competência entre aqueles que lidam com eventos diferentes, buscando exercer suas
funções de forma correta e planejada, respeitando todos, sem fazer qualquer tipo de distinção entre as pessoas.
C) faz alusão à qualidade da assistência que se pauta em ações éticas, defendendo, dessa maneira, a inexistência de
falhas desses especialistas em quaisquer circunstâncias.
D) admite a existência de conflitos entre doutores e assistidos, dando a entender que qualquer divergência de opinião é
de imediato controlada pela habilidade médica.
E) mostra que a interação entre o profissional de saúde e o cliente ocorre invariavelmente de forma acolhedora, empática
e confiável, o que favorece às duas partes.
São 1600 questões de 2013 a 2025, das bancas STRIX (Bahiana, UNIT, ZARNS etc.) e CONSULTEC (UNEB e UESB), arrumadas por assunto.
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