Linguagem em Questão | Deco Duarte

Veja aqui todas as questões do ENEM!

Seja nosso aluno da turma ENEM e aumente sua pontuação!

2020 – digital – amarelo – questão 17

Indústria cultural da felicidade

Tornou-se perigoso o emprego da palavra felicidade desde seu mau uso pela propaganda. Os que se negam a usá-la acreditam liberar os demais dos desvios das falsas necessidades, das bugigangas que se podem comprar em shoppings grã-finos ou em camelôs na beira da calçada, que, juntos, sustentam a indústria cultural da felicidade à qual foi reduzido o que, antes, era o ideal ético de uma vida justa. Infelicidade poderia ser o nome próprio desse novo estado da alma humana que se perdeu de si ao perder-se do sentido do que está a fazer. Desespero é um termo ainda mais agudo quando se trata da perda do sentido das ações pela perda da capacidade de reflexão sobre o que se faz. A felicidade publicitária está ao alcance dos dedos e não promete um depois. Resulta disso a massa de “desesperados” trafegando como zumbis nos shoppings e nas farmácias do país em busca de alento.

TIBURI, M. Disponível em: http://revistacult.uol.com.br. Acesso em: 12 nov. 2014 (adaptado).

Ao reprovar a ação da indústria da felicidade e um comportamento humano, o texto associa a

A) ansiedade recorrente ao lançamento de novidades no mercado.
B) visita frequente ao shopping à resolução de problemas cotidianos.
C) atitude impensada ao atendimento de necessidades emergenciais.
D) postura consumista à crença na promessa ilusória de anúncios publicitários.
E) vantagem econômica à venda de produtos falsificados no mercado ambulante.

Tenha nosso livro de questões!

São 1200 questões de 2009 a 2024, de todas as aplicações, arrumadas por assuntos e habilidades e ainda com percentual de acertos na prova ou nível de dificuldade.

D

Resolução em vídeo

Gostou do conteúdo?

Compartilhe com seus amigos!

2020 – digital  – amarelo – outras questões

Questão 16
Questão 18