TEXTO I SILVEIRA, R. In absentia, 1983 . Instalação, 17ª Bienal de São Paulo.
Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: set. 2016 (adaptado).
TEXTO II
O termo ready-made foi criado por Marcel Duchamp (1887-1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de bicicleta). Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte.
Disponível em: www.bienal.org.br. Acesso em: 1 set. 2016 (adaptado)
A instalação In absentia propõe um diálogo com o ready-made Roda de bicicleta , demonstrando que
A) as formas de criticar obras do passado se repetem.
B) a recorrência de temas marca a arte do final do século XX.
C) as criações desmistificam os valores estéticos estabelecidos.
D) o distanciamento temporal permite a transformação dos referenciais estéticos.
E) o objeto ausente sugere a degradação da forma superando o modelo artístico.