Veja aqui todas as questões do ENEM!
Seja nosso aluno da turma ENEM e aumente sua pontuação!
Apesar de condenado, jargão corporativo tem vida própria
Encomendada por empresas de referência no mundo digital, uma pesquisa feita com 8 000 pessoas de oito países — inclusive o Brasil — atesta a força do jargão corporativo. A onipresença de um código cifrado em ambientes de trabalho e o predomínio do inglês em seu vocabulário não surpreendem ninguém, mas o estudo flagrou aspectos menos óbvios do fenômeno que transforma “rapidinho” em “asap” (as soon as possible).
A maioria das pessoas expostas ao corporativês — 57% na média dos oito países — acha que ele provoca perda de tempo, mal-entendidos e retrabalho no dia a dia. Só uma minoria não gostaria de eliminá-lo ou reduzi-lo. Um número ainda maior, 60%, queixou-se de falta de apoio para aprender a “língua da casa” após a contratação. Jargão é assim: serve tanto para reforçar laços entre os que estão dentro do seu círculo de sentido quanto para barrar os de fora. Cada um que se vire para entrar.
De acordo com esse texto, o jargão corporativo diz respeito a
A) repertórios linguísticos nacionais usados no trabalho.
B) estrangeirismos adotados em pesquisas internacionais.
C) termos cotidianos disseminados a partir do ambiente de trabalho.
D) expressões codificadas empregadas em um contexto social específico.
E) vocábulos desencadeadores de mal-entendidos na comunicação corriqueira.
São 1200 questões de 2009 a 2024, de todas as aplicações, arrumadas por assuntos e habilidades e ainda com percentual de acertos na prova ou nível de dificuldade.
Compartilhe com seus amigos!